quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Medição de pressão no consultório não serve para hipertensivo resistente

É o caso de pessoas que não reagem a três ou mais medicamentos.
Só medições constantes ao longo do dia podem ajudar diagnóstico.

Para pessoas com hipertensão resistente – alta pressão sangüínea que não reage a três ou mais medicamentos –, uma medição de pressão realizada no consultório do médico pode ser um procedimento sem propósito.

Pesquisadores relatam que apenas a pressão sangüínea do ambulatório, leituras tomadas com um dispositivo portátil que mede a pressão em intervalos regulares ao longo de 24 horas, pode prever um futuro problema cardíaco.

O estudo, publicado na edição de 24 de novembro em "The Archives of Internal Medicine", acompanhou 556 pacientes com hipertensão resistente por uma média de cinco anos. Todos tinham sua pressão medida regularmente em consultório e monitorada com dispositivos ambulatórios. Durante o estudo, 19,6% ou tiveram uma ocorrência cardiovascular ou morreram.

Após controlar outros riscos e medicamentos, os pesquisadores descobriram que as medições de pressão em consultórios falharam ao prever qualquer um dessas ocorrências. Uma média maior de medições ambulatórias apresentava prognósticos de ocorrências cardíacas e morte.

Isso significa que medir a pressão em consultório é inútil? “Não”.

As descobertas se aplicam somente à hipertensão resistente.

Nenhum comentário: