segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Importância da Rastreabilidade

Algumas pessoas se assustam quando comento que um certificado de calibração que não consta a incerteza de medição obtida na calibração do instrumento não é válido para prover rastreabilidade metrológica. E por que não? Porque falta justamente o dado mais importante: a incerteza de medição. Se você ler o conceito de rastreabilidade metrológica verá que a incerteza de medição é fundamental.

Certamente se o usuário não solicitar a informação sobre a incerteza, esta não necessitará ser relatada e isto está previsto na NBR ISO/IEC 17025. Mesmo assim o laboratório que executou a calibração deve avaliá-la, mesmo que não a informe para o cliente.

A confiabilidade dos resultados passa basicamente pela garantia da rastreabilidade metrológica. Lembro-me que há 13 anos coordenei uma reunião de discussão de resultados de uma comparação interlaboratorial realizada com vários laboratórios da América do Sul. Um dos laboratórios participantes apresentou resultados bem diferentes do laboratório de referência. Na reunião o próprio represente deste laboratório concluiu que haviam participado da intercomparação, mas sem rastreabilidade metrológica adequada e que esta era sem dúvida a explicação para a inconsistência dos resultados.

Escolha bem os fornecedores de rastreabilidade!

Nenhum comentário: