quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A certificação de Pessoas

A acreditação de laboratórios nada mais é do que um atestado de competência técnica para os serviços que compõem o escopo de prestação de serviços de um laboratório. O organismo oficial de acreditação no Brasil é o Inmetro. A acreditação passa então a ser o reconhecimento sobre o nível de qualidade do serviço prestado pelo laboratório acreditado. Objetivo: garantir qualidade de resultados para o cliente.

Semelhantemente a acreditação de laboratório, começa a certificação de pessoas, que não é algo novo, mas que vem crescendo a cada ano. É a oficialização, o reconhecimento, a afirmação da competência técnica de uma determinada pessoa. Objetivo: Garantir competência técnica dos executores no desempenho do trabalho e na solução de problemas para gerar resultados esperados.

Será, com certeza, uma exigência do mercado de trabalho assim com a maioria das empresas exigem que seus prestadores de serviços metrológicos sejam acreditados.

A certificação de pessoas deve propiciar credibilidade e adequado grau de confiança na capacidade do profissional certificado, facilitando seu reconhecimento no mundo do trabalho.

Nenhum comentário: