terça-feira, 2 de março de 2010

NOVO VIM

Algumas definições do novo VIM ainda não estou usando porque são muito estranhas. Uma delas é o conceito de incerteza. Você já viu?

"Parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas."

Não entendi o parâmetro não negativo. Isso é um contracenso. A incerteza é uma variável aleatória e obrigatoriamente deve ter sinal mais ou menos.

Eu sinceramente não entendi o conceito que está no VIM. Outro conceito que está pior é o da Calibração. Parece que tá faltando texto.

"Operação que estabelece, numa primeira etapa e sob condições especificadas, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação."

Por isso ainda não alterei nas nossas apostilas. Acho que o pessoal do Inmetro se preciptou em lançar esse VIM sem fazer uma análise mais apurada.

Sabe o que parece: esse novo VIM está mais confuso do que o anterior. Parece que tem um grande "dedo" do pessoal da química nele, pois colocaram uns conceitos para atendê-los, como exemplo a volta do termo precisão, que pode ser quantificado pelo desvio padrão. Assim, a precisão vai virar uma componente de incerteza. Olha a confusão.


Grande abraço,

Gilberto C Fidélis

Nenhum comentário: