quinta-feira, 14 de maio de 2009

ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração

O grande diferencial desta norma é a exigência clara da competência do pessoal do laboratório, seja para realizar atividades gerenciais ou técnicas.

Podemos ainda destacar sobre a A NBR ISO/IEC 17025:

a) constitui uma base universal para o estabelecimento e desenvolvimento dos sistemas da qualidade (SGQ)em laboratórios: É o passaporte para a acreditação do laboratório ao Inmetro. Não são acreditados laboratórios com outros tipos de SGQ. Por exemplo, se um laboratório tem implementado a NBR ISO 9001, este será obrigado a implantar a NBR ISO/IEC 17025. Não tem outro caminho. Ter implementado a NBR ISO 9001 ajuda, mas não substitui a necessidade de implementar a NBR ISO/IEC 17025.

b) permitem uma linguagem comum entre clientes e fornecedores: Os requisitos estão bem definidos e o cliente pode, conhecendo estes requisitos, cobrar do laboratório o atendimento pleno dos seus direitos de reclamar, entender o conteúdo dos certificados de calibração e relatórios de ensaios, acompanhar uma calibração ou ensaio, desde que acordado com o laboratório, exigir o que foi colocado em contrato para a execução do serviço, entre outros.

c) são sugeridas ou impostas por clientes: Tenho sempre comentado que os laboratórios que não implantarem essa norma nos próximos anos vão ter problemas sérios para sobreviverem. Os SGQ são fundamentais em laboratórios como uma forma de evidenciar a sua competência e a maioria das empresas sabem disso. Alguns anos atrás, ter implantado a ISO 9001 ajudava a vender serviços de metrologia. Hoje não mais. Atualmente os compradores dos serviços sabem que o sistema de gestão adequado aos laboratórios é aquele definido pela NBR ISO/IEC 17025.

d) dão uma imagem externa de empresa organizada: Implantar um SGQ é, na prática, organizar a empresa/laboratório. Não me recordo de um laboratório que não ratificou essa informação ao final da implantação da norma.

Nenhum comentário: