sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Importância da Melhoria Contínua


Por Gilberto Carlos Fidélis

As normas de Gestão da Qualidade, como ISO 9001 e ISO 17025, tem cada uma delas, uma seção, curta, mas importante sobre a Melhoria Contínua. Todos nós buscamos, de uma forma ou de outra, nos aprimorarmos continuamente. É o velho ditado sempre vale: hoje está bom, mas amanhã pode não mais estar.

Mas o que é Melhoria Contínua? Segunda a NBR ISO 9000 é atividade regular para aumentar a capacidade de atender requisitos. Complicou? Você pode pensar aqui em algumas coisas:


- É uma atividade regular e, portanto deve ser planejada e cuidadosamente estruturada, pensada e planejada. Também deve estar sendo realizada constantemente e não apenas quando surgem problemas ou não conformidades. Como cita a próprio ISO 9000 o processo (3.4.1) de estabelecer objetivos e identificar oportunidades para melhoria é um processo contínuo, através do uso das constatações da auditoria e conclusões da auditoria, análise de dados, análises críticas pela Direção, ou outros meios e geralmente conduz à ação corretiva ou ação preventiva.

- Aumentar a capacidade de atender requisitos, isto é, realmente deve colaborar para redução de problemas e do número de não conformidades com o tempo. Se o sistema de gestão se torna melhor, obrigatoriamente o número de não conformidades deve ser reduzido a quase zero. E por que não zero? Por causa do fator humano. Não podemos esquecer que não somos perfeitos e que colaboramos, mesmo que de foram negativa, com as atividades sendo executadas.

O objetivo da melhoria contínua de um sistema de gestão da qualidade é aumentar a probabilidade de melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas.

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