quinta-feira, 23 de abril de 2009

Considerações Sobre as Auditorias

As auditorias podem ser de sistema, de processo e de produto. Vamos nos ater aos aspectos das auditorias de sistema de gestão da qualidade, em virtude do interesse em se garantir a eficácia do sistema em relação à políticas, diretrizes e objetivos, mesmo que seus princípios sejam aplicáveis aos outros tipos de auditoria, guardadas as devidas proporções.

Na ISO 9001, a importância e complexidade da atividade de auditoria interna ficam evidenciadas através do sub-item 3.9 “Termos relacionados à auditoria”, que foram preparados em data anterior à publicação da norma ISO 19011.

A ISO 19011 trata de forma específica o tema de auditoria de sistemas de gestão da qualidade e auditoria ambiental tanto em seu caráter externo à organização quanto de caráter interno. Ela apresenta requisitos que devem ser cumpridos quanto ao processo de gestão de auditoria, ao processo de execução das atividades de auditoria, quanto ao perfil, educação, treinamento e experiência dos auditores e aos processos de avaliação do auditor.

Na ISO 14001 as auditorias são tratadas como um requisito que “a organização deve estabelecer e manter programa(s) e procedimentos para auditorias periódicas” no item 4.5.4.

Na ISO/IEC 17025, as auditorias são tratadas no item 4.14, com a seguinte redação: O laboratório deve, periodicamente e de acordo com um cronograma e um procedimento predeterminados, realizar auditorias internas de suas atividades para verificar se suas operações continuam a atender os requisitos do sistema da qualidade e desta Norma.

A implantação de um Sistema de Qualificação de Auditores Internos que considere a competência necessária dos auditores para processos específicos visa garantir à direção que disponha dos mecanismos necessários e adequados para que seus auditores internos adquiram as Competências Técnicas, Humanas e Políticas necessárias. As competências necessárias estão relacionadas a quem desenvolverá um trabalho de avaliar se o Sistema de Gestão atingiu o nível de eficácia desejado pela direção.

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