terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Auditoria Interna de Serviço Realizado em Campo

Quando o laboratório realiza serviços em campo ele também deve auditar esta atividade. Por que?

Realizar serviços em campo é na maioria das vezes diferente de se realizar o serviço de calibração ou ensaio dentro do próprio laboratório. As principais são:

- o ambiente de trabalho: Nem sempre temos nas instalações do cliente um ambiente organizado e climatizado, limpo, sem vibrações e tensão elétrica estabilizada, por exemplo. Estes são fatores que sempre influenciam na qualidade dos resultados.

- Interesses comercias dos clientes: muitas e muitas vezes fiz serviços em campo e em algumas delas o cliente, contratante do serviço, costumava acompanhar de perto o trabalho preocupado se o resultado da calibração seria "bom" para ele ou não. Saber "segurar" a vontade louca dessas pessoas em nos influenciar para darmos um jeitinho no resultado é muito importante.

O que o auditor quer é que seja evidenciado nos serviços em campo que o serviço realizado não é influenciado pelos aspectos comentados acima e por outros que você eventualmente possa complementar.

Quais as evidências que você pode apresentar que a auditoria interna em campo foi realizada?

a) A auditoria de serviços em campo deve estar contemplada no plano de auditoria.

b) Incluir no relatório de auditoria interna dados que evidenciem a realização da auditoria: Local, serviços auditados, pessoas que representavam a empresa, com assinatura, documentos analisados (quando cabível), citar os registros dos serviços executados, e se houverem as não conformidades, o relato destas.

Não esqueça de realizar nas próximas auditorias, aquelas em campo.

Grande abraço,

Gilberto Carlos Fidélis
CECT
48 9977 2827
48 3234 3920

Nenhum comentário: