terça-feira, 27 de outubro de 2009

Análise de Certificados de Calibração

Passo abaixo perguntas de um cliente, com as minhas respectivas respostas. Creio ser de interesse de muitos.

Gilberto desculpe incomoda-lo, mas gostaria de contar com a sua ajuda para um esclarecimento.

Pode ser algo simples para o qual não estou me atentando.

Para os equipamentos, quando definimos o critério de aceitação com base na tolerância, tenho aplicado o calculo grosseiro, ou seja, aplicando o fato divisório 3.

A primeira pergunta

De onde surgiu esse fator 3 ? Assim como pode ser aplicado o 5, 10 (este mais seguro) também. Convém usar o fator 10 para todos os equipamentos de laboratórios de ensaio?

R1) Sempre que possível vc deve tentar usar a relação 1:10. Por que isso? A idéia é garantir que a influência do instrumento sobre a aprovação de um produto ou processo seja a menor possível. Sempre corremos o risco de aprovar um produto ruim e reprovar um produto bom por causa da incerteza e dos erros de medição. Quando tomamos a relação incerteza x tolerância de 1:10 esse risco diminui mais ainda será possível aprovar um produto ruim e reprovar um produto bom. Essa relação é a que melhor custo benefício tráz para a empresa. Uma relação do tipo 1:15 pode ser muito caro, pois o equipamento de medição passa a ser caro demais.

A segunda pergunta

Já que se aplica um terço da tolerância como critério de aceitação, toda vez que se compara aos valores citados nos certificados de calibração, o erro somada a incerteza, supera o critério de aceitação, assim, todos os certificados estariam não-conformes. Minha dúvida é se estou esquecendo de algo nessa avaliação, porque a principio tudo que recebo não esta de acordo.

R2) Você está fazendo a análise correta, embora com risco bem grande pois usa a relação 1:3. Se todos os certificados estão não conformes pode haver duas situações:

1) os instrumentos já não foram adequadamente selecionados, ou seja, usaram algum critério não adequado para selecionar o instrumento ou nenhum critério foi usado.

2) o fornecedor de calibração não é adequado pois consegue incertezas na calibração muito altas ou não ajusta os instrumentos para reduzir os erros de medição.

A terceira pergunta

Quando nos deparamos com erros citados nos certificados, o recomendado é corrigir todas as leituras e então registrar nos formulários ou seria seguro dizer que os erros estão na faixa de erro. Exemplo, se monitoro algo entre 20 e 25 graus Celsius e esta faixa cobrir os erros apresentados nos certificados, poderia manter ou devo corrigir?

R3) Não ficou muito claro para mim a questão, mas vou responder. Você sempre tem que ter os registros das medições pois elas são as evidências que o valor medido realmente caiu dentro do intervalo. Vc deve corrigir erros quando estes são significativos na sua medição e deve evidenciar na sua planilha quais os valores não estão corrigidos e quais os valores após a correção. Assim fica bem claro que você corrige erros.

Nenhum comentário: