sexta-feira, 18 de setembro de 2009

3 Dicas

NBR ISO/IEC 17025: Recomenda-se que o manual da qualidade do laboratório tenha a mesma estrutura da NBR ISO/IEC 17025, ou seja, que haja coincidência entre os itens do manual com os itens da norma. Por exemplo, deve haver um item 4.1 no manual que seja denominado de “organização” que corresponde ao item 4.1 “organização” da norma, e assim sucessivamente. Dessa forma fica fácil elaborar o manual, auditá-lo e revisá-lo periodicamente.



Confiabilidade Metrológica: Um dos fatores mais importantes para a confiabilidade dos resultados é a interpretação adequada dos certificados de calibração. Basicamente duas informações são importantes: os valores dos erros de medição ou tendência do instrumento de medição e a incerteza de medição da calibração declarada no certificado. A primeira é importante para a correção de erros e a segunda é fator fundamental para a avaliação da incerteza do resultado de medição.


Confiabilidade Metrológica: Os manuais dos fabricantes trazem informações úteis para a confiabilidade de resultados. É comum os manuais informarem o quanto o comportamento do instrumento de medição se altera com a temperatura ou com o tempo. Estas informações são fundamentais para correção de erros e para a avaliação da incerteza de medição do resultado.

Nenhum comentário: