terça-feira, 16 de junho de 2009

Acreditação Não É Sinônimo de Certificação

Por Gilberto Carlos Fidélis




Acreditação Versus Certificação

É comum escutarmos muitas pessoas falando que o laboratório está certificado ao Inmetro ou que está buscando certificação. O que há de inadequado nesta afirmação? Passaremos a responder esta pergunta a partir dos conceitos de acreditação e certificação.

Acreditação

É de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um laboratório ou organização para desenvolver tarefas específicas, segundo requisitos estabelecidos.

Certificação

Procedimento pelo qual um organismo imparcial acreditado atesta por escrito que o sistema da qualidade, produto, processo ou serviço está conforme requisitos especificados.

No Brasil o organismo oficial de acreditação é o Inmetro.

O diagrama acima nos ajuda a descrever a diferença entre os dois termos. O Inmetro, dentre as suas várias funções, acredita laboratórios e Organismos de Certificação (OC) através de processos de avaliação que seguem critérios internacionais. Os OC têm a competência reconhecida para realizar a certificação, mas não para acreditar laboratórios.

Se um laboratório implanta um sistema da qualidade segundo a NBR ISO 9001 ele pode solicitar, a um organismo certificador, a sua certificação. Este mesmo laboratório, para solicitar a acreditação ao Inmetro, precisará implantar um sistema da qualidade que atenda a NBR ISO/IEC 17025. É inadequado, portanto, utilizar os dois termos como se fossem sinônimos ou trocá-los. O Inmetro acredita diretamente os laboratórios. A certificação é realizada pelo Organismo Certificador acreditado ao Inmetro ou por um organismo equivalente internacional.

Nenhum comentário: