terça-feira, 24 de março de 2009

Grau Celsius ou grau centígrado?

Recentemente, num dos cursos que ministramos, um participante nos perguntou sobre o uso do grau centígrado. A questão do aluno era: "Podemos ou não utilizar o grau centígrado?".

A designação “grau centígrado” não existe no SI. Esse nome foi rejeitado pelo CIPM - Comite Internacional de Pesos e Medidas e pela CGPM - Conferência Geral de Pesos e Medidas em 1948.

E o grau Celsius e o kelvin? Uma variação de temperatura na unidade “grau Celsius” é igual à variação de temperatura na unidade “kelvin”. No entanto, o valor numérico de uma grandeza expressa em ºC difere do valor numérico da mesma grandeza quando expressa em K porque o início da escala K é inferior de 273,15 ao início da escala ºC (por exemplo, a temperatura de 20ºC equivale a 293,15 K). Deste modo, um intervalo ou uma diferença de temperaturas exprimem-se pelo mesmo número, quer em ºC, quer em K. Ou seja, uma diferença de 10ºC é igual a uma diferença de 10 K.

Tanto o grau Celsius como o kelnin são aceitos pelo Sistema Internacional de Unidades. Popularmente o grau Celsius é mais utilizado devido a facilidade de trabalharmos e de interpretarmos os seus valores.

Nenhum comentário: