Em breve será divulgado oficialmente o novo VIM, que será conhecido como o Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos fundamentais e gerais e termos associados.
O item 2.15 define Precisão de Medição como sendo o grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas.
O que mais me preocupa é que o termo Incerteza de Medição veio para substituir o termo precisão. Se analisarmos o novo conceito, temos uma nota muito "safada" que diz: "NOTA 1: A precisão de medição é geralmente expressa na forma numérica por meio de medidas de dispersão como o desvio-padrão, a variância ou o coeficiente de variação, sob condições de medição especificadas".
Ou seja, a precisão poderá ser quantificada, coisa que para mim nunca foi adequado, pois a precisão era um termo que estava em desuso na metrologia e assim sempre defendi.
Na prática quem ainda utiliza muito o termo precisão é o pessoal da área de química, pois infelizmente muitas normas e livros técnicos ainda utilizam nos textos a palavra precisão, que muitas vezes, para os autores, é equivalente ao desvio padrão das medições.
Como você deve conhecer, o desvio padrão da medições, ou uma fração dele, é na metrologia moderna apenas uma das componentes de incerteza do resultado das medições. Em palavras mais simples, a precisão será uma componente de incerteza, mas está longe de ser a própria incerteza.
O que não podemos é voltar no tempo e começar a chamar a incerteza de medição de precisão. Isto seria um retrocesso com prejuizos enormes ao que foi plantado na metrologia desde 1993 com a publicação do Guia para a Expressão da Incerteza de Medição. Por que esse pessoal gosta de complicar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário