segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Determinação do Número de Pontos de Calibração

Muitas pessoas têm me perguntado sobre a quantidade de pontos de calibração. Pois bem, seguem algumas dicas.


A calibração de um instrumento é realizada na faixa de indicação determinada pelo fabricante ou pelo proprietário. Se o instrumento tiver mais de uma faixa de indicação, será alvo de uma análise em separado.


Devem ser realizadas tantas calibrações quantas forem necessárias e apresentadas tabelas de calibração para cada faixa de indicação calibrada.


A quantidade de pontos escolhidos refletirá na melhor relação com a incerteza e confiabilidade dos resultados.

O número de pontos a serem avaliados é variável e depende de uma série de fatores, tais como:


- nível de detalhamento necessário ou desejável;

- tempo disponível para levantamento dos dados;

- complexidade da geração e estabilização do que será medido;

- outros.


Não existe uma regra única que possa ser amplamente aplicada a todos os tipos de equipamentos em todos os campos da medição.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

NOVO VIM

A ISO está para lançar um Guia Internacional que será o VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia. Creio que seja a única forma do VIM "pegar" definitivamente. No Brasil infelizmente o documento publicado pelo Inmetro não é respeitado e muita gente passa por cima dele, utilizando os mais diversos conceitos que entram em choque com o VIM. Tenho certeza que estas pessoas que hoje desreispeitam o VIM "brasileiro" vão se curvar diante o VIM publicado pela ISO. Estas pessoas, que até agora só atrapalharam o desenvolvimento da metrologia no país, vão ter que engolir os conceitos e termos que repudiaram até agora. Também não concordo com o VIM em alguns conceitos, mas respeito e o tenho defendido para que possamos ter uma melhora na torre de Babel da metrologia com relação aos termos e conceitos técnicos.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Revisão da ISO/IEC 17025

Com a nova versão da ISO 9001 é bem provável que no ano que vem seja realizada uma revisão também da norma ISO/IEC 17025. Há uma grande preocupação da ISO e IEC em alinharem sempre os requisitos da direção entre as duas normas. Por outro lado as normas devem tornar-se cada vez mais distintas com relação aos requisitos técnicos. Lembro que a questão da competência é o grande diferencial da norma ISO/IEC 17025.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Como Determinar a Incerteza de Medição.

O CECT - Centro de Educação, Consultoria e Treinamento promove, de 10 a 12 de dezembro, em Curitiba, uma turma extra do curso "Como Avaliar a Incerteza de Medição". Você pode obter mais detalhes no site www.cect.com.br

Faça download da amostra da apostila do curso

Faça download da amostra da apostila do curso de calibração


Um blog da Metrologia e Qualidade

Estamos começando uma nova experiência: O Blog da Metrologia e Qualidade. Neste blog vamos falar de novidades, dicas, eventos, disponibilzar artigos, comentar a metrologia e qualidade, entre outros.

Contamos com a sua colaboração!

Um forte abraço.

Gilberto C. Fidélis
gcfidelis@cect.com.br