quarta-feira, 29 de abril de 2009

Benefícios do CEP

Tenho recebido alguns e-mails de pessoas me perguntando se o CEP é realmente uma ferramenta que trás benéficos às empresas.

O CEP é caracterizado pelo uso de cartas de controle, que são ferramentas visuais de acompanhamento das características da qualidade a serem controladas. Esses gráficos ajudam a identificar as variações por causas especiais no meio do ruído gerado pelo sistema de causas comuns.

Como alguns benefícios das cartas de controle quando usadas adequadamente podem ser destacados:

- A utilidade prestada aos operadores para o controle contínuo de um processo;

- A ajuda ao processo para produzir de forma consistente e previsível, em qualidade e custo;

- A ajuda para que o processo alcance maior capacidade;

- O fornecimento de uma linguagem comum para a discussão do desempenho do processo;

- A distinção feita entre causas especiais de variação das comuns, como um guia para ações locais ou sobre o sistema.

Portanto, o Controle Estatístico de Processos é utilizado como uma ferramenta de retorno para o processo de fabricação, resultando em dados que poderão ser avaliados e traduzidos como ações de melhoria contínua do processo.

Na metrologia, a grande aplicação tem sido para avaliar a estabilidade do processo de medição com o tempo.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Considerações Sobre as Auditorias

As auditorias podem ser de sistema, de processo e de produto. Vamos nos ater aos aspectos das auditorias de sistema de gestão da qualidade, em virtude do interesse em se garantir a eficácia do sistema em relação à políticas, diretrizes e objetivos, mesmo que seus princípios sejam aplicáveis aos outros tipos de auditoria, guardadas as devidas proporções.

Na ISO 9001, a importância e complexidade da atividade de auditoria interna ficam evidenciadas através do sub-item 3.9 “Termos relacionados à auditoria”, que foram preparados em data anterior à publicação da norma ISO 19011.

A ISO 19011 trata de forma específica o tema de auditoria de sistemas de gestão da qualidade e auditoria ambiental tanto em seu caráter externo à organização quanto de caráter interno. Ela apresenta requisitos que devem ser cumpridos quanto ao processo de gestão de auditoria, ao processo de execução das atividades de auditoria, quanto ao perfil, educação, treinamento e experiência dos auditores e aos processos de avaliação do auditor.

Na ISO 14001 as auditorias são tratadas como um requisito que “a organização deve estabelecer e manter programa(s) e procedimentos para auditorias periódicas” no item 4.5.4.

Na ISO/IEC 17025, as auditorias são tratadas no item 4.14, com a seguinte redação: O laboratório deve, periodicamente e de acordo com um cronograma e um procedimento predeterminados, realizar auditorias internas de suas atividades para verificar se suas operações continuam a atender os requisitos do sistema da qualidade e desta Norma.

A implantação de um Sistema de Qualificação de Auditores Internos que considere a competência necessária dos auditores para processos específicos visa garantir à direção que disponha dos mecanismos necessários e adequados para que seus auditores internos adquiram as Competências Técnicas, Humanas e Políticas necessárias. As competências necessárias estão relacionadas a quem desenvolverá um trabalho de avaliar se o Sistema de Gestão atingiu o nível de eficácia desejado pela direção.

terça-feira, 14 de abril de 2009

O Controle Estatístico de Processo (CEP) e a Qualidade de Produtos

Walter Shewhart começou a colocar em prática nas fábricas alguns conceitos básicos em Estatística e Metodologia Científica na década de 1930 nos Estados Unidos. Ele foi o pioneiro da área de Controle Estatístico de Processo (CEP).
Hoje em dia, não há fábrica no mundo que não aplica pelo menos algumas ferramentas
simples de CEP para a melhoria dos processos industriais. A sua utilização pode melhorar os processos da fábrica continuamente no sentido de reduzir custos e elaborar produto de melhor qualidade1. A percepção extraordinária do Shewhart é de que a qualidade e a variabilidade são conceitos antagônicos no sentido de que onde tem muito de um terá necessariamente pouco do outro. Esta idéia funciona para ambos os processos e produtos. Uma tarefa dentro de um processo que leva um período de tempo irregular para completar pode causar tanta confusão na linha de produção como a
irregularidade das medidas de uma peça, uma hora saindo grande demais e outra hora pequena demais. Foi assim que Shewhart entendeu que medindo, analisando e monitorando
variabilidade é o campo do estudo estatístico, e que, através de aplicações de Estatística na fábrica, processos e produtos poderiam chegar a melhores níveis de qualidade. Por melhores níveis de qualidade, isso significa menor variabilidade em medidas do processo e do produto e mais exatidão em alcançar metas e alvos.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Metrologia no Contexto dos Sistemas de Gestão da Qualidade

Observamos muitos audidores preocupados em avaliar se as empresas tem instrumentos calibrados ou não e muitas vezes a qualidade do certificado de calibração e da competência do pessoal da empresa na aplicação correta da metrologia não é avaliada.
Como resultado, a metrologia nas empresas não evolue. Creio que os auditores não avaliam a metrologia nas empresas porque muitos dos auditores não entendem de metrologia. Esse pode ser um problema nas auditorias ISO 9001 e 14001.

MAs a metrologia tem um papel muito importante no desenvolviemnto das empresas e na qualidade final dos produtos. Muito se fala a respeito, mas pouco se escreve.

Creio que há muito a se falar.

Um dos nossos leitores solicitou exemplos da imporatância estratégica da metrologia nas empresas, na área ambiental e de segurança. Eis alguns casos:

- Qualidade nas empresas, de produtos: como falar em qualidade sem uma
metrologia adequada? Qual a importância de uma metrologia forte para as empresas? Como poderia se produzir e vender produtos sem avaliar a qualidade dos mesmos?

Como se avalia a qualidade dos produtos? Medindo as características dos produtos que são fundamentais para a sua avaliação de conformidade (produto bom ou ruim)
etc...Como garantir que estes saem conforme da empresa? Medindo
corretamente? Como medir Corretamente? Tendo a metrologia como uma área
estratégica, para o próprio desenvolvimento do produto, etc...

Na área de segurança: como garantir que um cinto de segurança de um carro
não vai romper na freada e a pessoa vai ser lançada para fora do carro? Os
cintos precisam ser ensaiados com confiabilidade. Se os ensaios não forem
adequados pessoas podem morrer. O que acontece se um preservativo masculino
é poroso demais? Mulheres ficarão grávidas sem desejarem a gravidez. O que
acontece se um pneu não resistir a uma freada brusca? pessoas morrem. Quem
aprovou aquele pneu? Alguma empresa que eventualmente fez o ensaio do pneu, e de forma inadequada.

Na área ambiental, como provar que uma água é realmente potável? Que a
quantidade de alunínio presente nela é adequada? Como garantir que a cidade
de Vitória não está sendo poluída pelas empresas? A partir de medições
confiáveis do nível de poeira em suspensão no ar. Etc...

Em todas essas áreas tem associado uma série de medições. Portanto a
metrologia deve ser fundamental na implantação dos sistemas de gestao da
qualidade. Vejam que envolve qualidade, no caso qualidade também dos
resultados das medições, etc...